domingo, 10 de agosto de 2008

Critica Basica

Era Uma Vez...

Quando uma historia é bem contada não importa a quantidade de clichês que ela apresente, sempre será uma boa historia. Era Uma Vez ultrapassa o estereotipo de ser somente uma boa historia e passa a ser uma reflexão da nossa sociedade.

Dé (Thiago Martins ) é um morador da Favela do Cantagalo no Rio de Janeiro,vive com sua mãe Bernadete ( Cyria Coentro ),uma empregada domestica.Quando pequeno Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por traficantes do morro,e seu outro irmão Carlão (Rocco Pitanga ) ser preso injustamente.Decidido a ter uma vida melhor Dé trabalha em um quiosque vendendo cachorro-quente e coco na praia de Ipanema,enquanto trabalha ele observa Nina (Vitória Frate ) uma menina de família rica que nem sabe da existência de Dé e dos sentimentos dele para com ela.Ate que um dia após um incidente no qual Nina quase é assaltada e Dé a salva,eles começam timidamente a ter uma ligação,que vai se transformando em amor.
Era uma Vez não é somente uma história de amor adolescente, mas um retrato das diferenças e preconceitos ligados a divergências sociais, em uma seqüência da película quando Dé mostra o apartamento de Nina pela varanda de seu barraco e que ela diz que parece tão perto, enquanto ele acha que aquela riqueza em que ela vive é muito distante da realidade dele, transparece durante todo o filme. Em relação a conceitos técnicos o roteiro é bem encaixado, e trabalha bem cada personagem, também acerta pelo fato de fazer com que a relação de Nina e Dé não ocorra de imediato, e que aos poucos as barreiras que se sobrepõem o casal, vão caindo pelo desejo dos dois. Breno Silveira (2 Filhos de Francisco ) mostra o quão grande é seu talento como diretor,em quadros belíssimos da cidade do Rio de Janeiro.Destaque para a cena em que Dé e Nina ficam pela primeira vez no barraco dele,e a câmera vai subindo devagar,mostrando toda uma favela.A trilha sonora é um dos maiores méritos do filme, que se mostra sempre presente.O elenco em sua maioria é muito bom,destaques para Cyrya Coentro que faz a mãe de Dé,Vitória Frate com aquela cara de boneca e aqueles olhos expressivos, consegue encantar qualquer um,mas em relação a atuação Thiago Martins da um show de interpretação e carisma,é incrível como o personagem Dé caiu como uma luva para ele,Thiago consegue fazer com que o publico torça fervorosamente por Dé.
Era uma Vez faz com que saíamos com o orgulho pelo rumo que o cinema brasileiro tem tomado nos últimos tempos. Prestigiem.

Nota = 9

15 Comentários:

Blogger Vinícius disse...

.

ainda bem que ainda tem gente que se arrisca e consegue descobrir grandes feitos do cinema nacional.

.

10.8.08  
Blogger Danilo disse...

Não gostei, muito clichê mesmo. Acho que o melhor filme feito em muito tempo no Brasil é "Estômago".

10.8.08  
Blogger iti disse...

tem mto filme ai "mesquinho"
rsrsr
http://lhmartins.blogspot.com/

10.8.08  
Blogger Thiago disse...

Huuuum, eu nao vi o filme ainda...fiquei meio pra tras qdo vi o comercial...vou esperar no dvd mesmo hehe

10.8.08  
Blogger sacodefilo disse...

POis é.. concordo que uma história bem contada é uma história de qualidade, mas dicordo em um ponto: uma história bem contada dispensa os clichês...
O filme pode até ser bom, mas "menino pobre apaixonado por menina rica..." Aí.. caramba... mais batido impossível esta temática...Vamos ver, né...

10.8.08  
Blogger Mr. Candy disse...

não tive oportunidade de assistir, mas pelo q tô sabemdo é excelente

10.8.08  
Blogger James Bond disse...

Vou ver quando lançar em DVD!! Ah..não leve a mal, mas ja pensou em mudar o layout do blog?

Abraço

10.8.08  
Blogger Euzer Lopes disse...

Bem, verdade seja dita: este é o tipo do filme que PRECISA ser visto para entendermos muito mais do mundinho onde estamos inseridos. A favela, para muitos de nós, é um mundo à parte, desconhecido. Tentar entendê-lo pode ser a estrada para termos outros conceitos sobre ele e seus habitantes.
Que tal?

10.8.08  
Blogger Kaique Azevedo disse...

Deve ser um bom filme, mas acho que esse tema "Favela do Rio" já tá mais que esgotado...

http://meucumpadi.blogspot.com/

10.8.08  
Blogger Cativa Google disse...

Ainda nao tive a oportunidade de assistir.

10.8.08  
Blogger Juca disse...

é brazuca ne?

acho q ñ vou ver

10.8.08  
Blogger Vinícius Rodovalho disse...

Eu gosto de cinema nacional sim senhor. E esse filme, no que tange ao desenvolvimento de cada personagem, certamente iria me agradar. Gosto de histórias em que os personagens são "importantes".

É uma boa dica. Um dia assisto. Rs.

10.8.08  
Blogger MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Entrei no seu blog por acaso.
O filme aqui mencionado é muito bom mesmo.
Marthacorreaonlime.blogspot.com

10.8.08  
Blogger Jonatas Fróes disse...

Não assisti à esse filme ainda, e confesso que quando li sua sinopse pela primeira vez nem tive vontade, exatamente porque acreditei que seria mais um clichê hollywoodiano... Mas como a crítica por aqui foi boa (E em outros lugares que andei passando por ai), vou ver se cofiro pra formar minha própria opinião ^^

[]'s

http://musica-holic.blogspot.com/

10.8.08  
Blogger Fabíola Oliveira disse...

Concordo com você. Quando uma história é, realmente, bem contadanão importa que seja clichê ou não. Exemplo disso é Um Amor Para Recordar, que é um filme ótimo.

12.8.08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

...Voltar para principal